HISTÓRIA MINA MENINA IMIGRAÇÃO HOLANDESA

Professora Mafalda Fernandes Marcondes, 5º Ano C. Escola Municipal Professora Fátima Augusta Bosa.

Nessa aula prosseguimos abordando a importância do cooperativismo como um ponto central. Explicamos que uma cooperativa é uma união de pessoas que trabalham juntas para alcançar um objetivo comum, dividindo os resultados. Os alunos entenderam que, para os imigrantes holandeses, a Cooperativa Frísia não era apenas uma empresa, mas uma forma de superar desafios e crescerem juntos. Eles viram como o trabalho em equipe, a ajuda mútua e a união de forças foram essenciais para que a comunidade prosperasse.

Nesse momento os alunos do 5º Ano C participaram de uma atividade de Arte focada na contação de história. Recebemos a visita da professora Gerdiena Pieta Dijkstra, que com uma sensibilidade notável, utilizou o livro "Mina Menina" como ferramenta pedagógica para explorar a rica história da imigração holandesa e a formação da cidade de Carambeí, no Paraná.

A aula iniciou com a apresentação do livro, despertando a curiosidade das crianças sobre a personagem principal e o contexto da história. A professora conduziu a narrativa de forma envolvente, transportando os alunos para o universo da imigração, abordando temas como a viagem de navio, as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes e a adaptação a um novo país. Ela trouxe muitos “causos” da sua família que foi uma das primeiras famílias de imigrantes holandeses a chegar em Carambeí. Foi encantador ver como as crianças mergulharam nas histórias.

A abordagem da professora Gerdiena foi especialmente eficaz, pois ela não apenas contou a história do livro, mas também criou um espaço para que as crianças pudessem fazer perguntas, expressar suas impressões e relacionar a história com suas próprias vivências.

A contação de história tornou-se um diálogo, permitindo que os alunos explorassem a fundo o tema da imigração e entendessem a importância da herança cultural na formação de Carambeí. A professora usou como ferramenta ilustrativa um avental em tecido com imagens dos fatos da história, esse avental foi confeccionado pela própria professora e despertou o interesse dos alunos.

A contação de história promoveu a apreciação do livro e do avental como obra de arte, com a professora destacando as ilustrações e a linguagem poética da obra. Ela citou frases e palavras em holandês e os alunos ficaram admirados.

A atividade foi uma excelente forma de introduzir a história de Carambeí, conectando os alunos com suas raízes e com a importância da cultura holandesa na região, uma vez que estamos estudando sobre a história da Cooperativa Frísia e seu centenário. No paradigma da complexidade a visão e mundo se dá em rede, teia, entrelaçamento de projetos e valores que possam considerar as necessidades da sociedade do conhecimento em que vivemos. A necessidade então é, criar possibilidades de aprendizagens que visem a criatividade, e o auto- conhecimento como ser histórico.

Ao abordar a história de imigrantes, a aula incentivou o respeito e a compreensão de outras culturas, mostrando como diferentes povos contribuem para a formação da sociedade brasileira. Também foi ressaltada a importância da participação do trabalho no campo para a construção do nosso município que nesse ano está em festa, comemorando o Centenário da Cooperativa, junto com os 30 anos de emancipação política de nosso município que antes era distrito de Castro.

A resposta dos alunos foi extremamente positiva, com grande participação e interesse. A contação de história do livro "Mina Menina" se mostrou uma estratégia de ensino eficaz e emocionante, que enriqueceu o aprendizado e fortaleceu o senso de identidade e pertencimento das crianças em relação à sua comunidade. A atividade também permitiu celebrar a Conexão Campo e a Cidade.
















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