RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA AULA DE ARTE

AUTORA
Professora Mafalda Fernandes Marcondes, Arte, 5º ano C

TEMA MEIO AMBIENTE

5º ANO C-

5 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DAS AVES

Durante as aulas de arte no início do mês de outubro, novamente abordamos durante nossas aulas o Tema do Ambiente. As áreas de conhecimento estão interligadas, mesmo sendo o componente curricular de Arte, é possível propiciar um ambiente propicio para a reflexão quanto aos temas ambientais. Agora foram as aves que nos trouxeram o tema para nossas aulas.

No dia 5 de outubro comemora-se o Dia Mundial das Aves. Decreto 9.675, de 03 de outubro de 2002 assinado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso manteve a data em 5 de outubro e definiu também que o símbolo do “Dia das Aves” é o Sabiá, considerada a Ave Nacional do Brasil. Vimos uma reportagem sobre o Sabiá laranjeira, saímos para ouvir os pássaros na quadra esportiva da escola. Como nossa escola está localizada quase no final de uma rua, nas proximidades de uma mata, é possível observarmos várias aves na escola.

Levantamos questões como: Precisamos proteger as aves contra os caçadores, que fazem das caçadas um motivo de esporte ou que, por ignorância, matam as aves aos milhares, para consumo e comercialização, sem compreenderem que estão tornando mais difícil e mais triste a vida das novas gerações.

As aves são extremamente necessárias ao equilíbrio ecológico, além da beleza de sua plumagem e de seu canto. As aves são grandes amigas da Humanidade. E por isso, é um dever de nossa parte protegê-las e amá-las. Um modo de proteger as aves e evitar que desapareçam é cuidar de manter o seu ambiente natural.

Vimos também o Tema, “OS PÁSSAROS NA ARTE BRASILEIRA.” Onde ficou evidente que por sua beleza e sua graça, pelas cores deslumbrantes de suas penas, pela delicadeza de seu canto, os pássaros sempre foram tema de inspiração dos artistas. Poetas, compositores, pintores e escultores celebraram e celebram as aves.

Conhecemos um pouco sobre a vida e obra do pintor Brasileiro ALDEMIR MARTINS, nascido em uma pequena cidade do Ceará, em 1922 que desde a infância humilde demonstra grande interesse pela arte, assim expressa por seus desenhos lúdicos. Viajou pelo mundo e conquistou dezenas de prêmios, sendo um dos mais significativos o de Melhor Pintor Internacional de um festival de Veneza, que o nordestino recebeu em 1956 e que é considerado o auge de sua carreira.

Fizemos um painel para a entrada da escola, para chamar a atenção para a temática das Aves e sua importância. Os alunos fizeram desenhos, fotos e vídeos com o tema. Como em nossas aulas de Arte, os alunos não produzem textos, produzimos através de nossa linguagem das artes visuais, desenhos para o registro do tema. Os alunos ficaram empolgados ao poder contar suas histórias sobre os pássaros e é claro que tivemos as famosas histórias sobre os papagaios. É necessário conhecer as questões ambientais complexas das realidades que nos cercam, conhecendo nosso papel de agente modificador da realidade podemos contribuir para o desenvolvimento de formas de agir, ser e estar no mundo. A partir da observação do meio e do debate sobre as questões ambientais de nossos tempos, essa proposta de aula de Arte buscou estimular o pensamento para a construção de futuros possíveis, à favor da vida e exercício da cidadania responsável.

Kiara Correia Spinardi P. De Oliveira 👇




Sabiá Laranjeira


Reportagem sobre o sabiá, ave símbolo do Brasil.


Desenhos das aves








Painel de mobilização na  entrada da escola






Selfie aluna Alice Ramos Pedroso


Nicole Horn da Silva


Thiago Luque Concolato


Henrique Machado Brizola


Tiago João Sinhuri de Lima


Desenho Henrique



Fotos aluna: Alice Ramos Pedroso 👇






Kiara Correia Spinardi P. De Oliveira 👇


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gênero Poema/Poesia - Bailarina

Projeto alimentação e saúde