HQ: ISA E OS EXPLORADORES DO AGRO
Professora Mafalda Fernandes Marcondes, 5º Ano C. Escola Municipal Professora Fátima Augusta Bosa.
Para esse momento recebemos a Vídeo Aula Especial: Vamos Ler e Frísia apresentam a HQ “Isa e os Exploradores do Agro”. Nosso primeiro passo foi assistir o vídeo do Projeto em sala, depois fomos retomar os conceitos do vídeo.
As Histórias em Quadrinhos (HQs) representam uma linguagem artística completa, que integra imagem, texto, narrativa visual e recursos gráficos. Trabalhar HQ nas aulas de Arte no Ensino Fundamental é uma prática pedagógica altamente significativa, pois promove o desenvolvimento estético, criativo e comunicativo dos estudantes, além de dialogar com o universo cultural infantil. As HQs fazem parte do repertório cultural infantil e juvenil, presentes em livros, sites, redes sociais, desenhos animados e jogos.
A HQ “Isa e os Exploradores do Agro” apresenta conteúdos relacionados ao universo do agronegócio, sustentabilidade, tecnologia e vida no campo, dialogando diretamente com temas contemporâneos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As personagens abordam o tema que estamos estudando de uma maneira simples, divertida e completa na linguagem dos alunos, facilitando a compreensão.
Durante as atividades com HQ, observou-se que os alunos demonstraram grande empolgação, curiosidade e participação ativa. O tema despertou interesse imediato, tornando a aula mais dinâmica e favorecendo interações espontâneas. Durante a realização desse Projeto tivemos inúmeras vivências diferenciadas que nos possibilitaram aprofundar nossos conhecimentos. Este projeto é um exemplo de como é possível festejar a conexão entre o campo e a cidade. Ao aprenderem sobre os 100 anos da Cooperativa Frísia, as crianças compreendem a origem dos produtos e a importância da cooperação para o desenvolvimento local.
Exploramos os conceitos relatados no vídeo e o ambiente virtual para ampliar o acesso dos alunos aos conteúdo disponível. O uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem disponibilizado pelo Projeto Vamos Ler amplia as possibilidades pedagógicas ao proporcionar um espaço interativo e acessível onde os estudantes podem explorar conteúdos complementares à leitura da HQ “Isa e os Exploradores do Agro”. Esse ambiente fortalece o vínculo entre leitura, tecnologia e investigação, permitindo que cada estudante avance no seu ritmo, revisite conteúdos e desenvolva competências digitais essenciais para a formação contemporânea.
Durante a realização desse projeto ganhamos do senhor Jean Andrusko do departamento Ambiental da Frísia as revistas em quadrinhos. Fomos explorar então a HQ em sua forma física. Durante essa atividade pudemos notar o grande entusiasmo e curiosidade. O manuseio do material impresso tornou a leitura mais concreta e envolvente, permitindo que observassem de perto as ilustrações, cores e detalhes gráficos, elementos que contribuíram para aumentar o interesse e a participação. Muitos estudantes demonstraram empolgação ao explorar cada página, comentando entre si sobre os personagens, as situações vividas nas aulas do Projeto, nas saídas de campo e as novidades do agro apresentadas na narrativa. Essa experiência reforçou a importância do contato direto com materiais impressos, fortalecendo o hábito da leitura e ampliando o engajamento nas atividades propostas.
Ao final das leituras e discussões, as crianças fizeram diversas considerações sobre a importância do Agro em suas vidas e na sociedade. Elas reconheceram que o agronegócio é essencial para a produção dos alimentos que chegam à mesa, destacando também o papel da tecnologia, do cuidado com o meio ambiente e do trabalho dos profissionais do campo. Muitos alunos comentaram que não tinham noção da quantidade de etapas envolvidas na produção dos alimentos e se mostraram surpresos com a variedade de atividades presentes no agro. As falas espontâneas revelaram uma compreensão ampliada sobre a relevância desse setor para o país e uma valorização maior do trabalho realizado no campo.
Para encerrarmos esse momento os alunos escreveram suas frases sobre o Agro, que vão fazer parte do nosso vídeo de encerramento. Resolvemos fazer o vídeo com a poesia inicial do nosso livro de colorir Coop. Color, e acrescentar nossas frases sobre o Agro.
A participação da turma no projeto desenvolvido em parceria com a Frísia e com o Projeto Vamos Ler foi extremamente significativa para o processo de aprendizagem. Enquanto a Frísia proporcionou conteúdos atualizados sobre o agronegócio, sustentabilidade e tecnologia, tão próximos da nossa realidade, o Projeto Vamos Ler ampliou o acesso dos alunos à leitura qualificada por meio de materiais pedagógicos, reportagens e recursos digitais. Essa união entre o setor produtivo e um projeto educacional consolidado trouxe uma vivência completa às crianças, permitindo que elas compreendessem a importância do agro para a sociedade ao mesmo tempo em que desenvolveram habilidades de leitura, interpretação e pensamento crítico. A colaboração entre essas duas instituições tornou o projeto mais rico, dinâmico e conectado à realidade dos estudantes, fortalecendo a formação cidadã e o interesse pela temática.
Encerramos esse relato agradecendo imensamente pela oportunidade de participar e desenvolver atividades com os projetos da Frísia e do Vamos Ler. Essas parcerias enriqueceram significativamente o nosso processo de aprendizagem, durante esse ano. A colaboração com essas instituições fortaleceu o vínculo entre escola e comunidade, valorizou o trabalho pedagógico e proporcionou vivências que certamente marcarão a trajetória escolar dos estudantes.
Para esse momento recebemos a Vídeo Aula Especial: Vamos Ler e Frísia apresentam a HQ “Isa e os Exploradores do Agro”. Nosso primeiro passo foi assistir o vídeo do Projeto em sala, depois fomos retomar os conceitos do vídeo.
As Histórias em Quadrinhos (HQs) representam uma linguagem artística completa, que integra imagem, texto, narrativa visual e recursos gráficos. Trabalhar HQ nas aulas de Arte no Ensino Fundamental é uma prática pedagógica altamente significativa, pois promove o desenvolvimento estético, criativo e comunicativo dos estudantes, além de dialogar com o universo cultural infantil. As HQs fazem parte do repertório cultural infantil e juvenil, presentes em livros, sites, redes sociais, desenhos animados e jogos.
A HQ “Isa e os Exploradores do Agro” apresenta conteúdos relacionados ao universo do agronegócio, sustentabilidade, tecnologia e vida no campo, dialogando diretamente com temas contemporâneos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As personagens abordam o tema que estamos estudando de uma maneira simples, divertida e completa na linguagem dos alunos, facilitando a compreensão.
Durante as atividades com HQ, observou-se que os alunos demonstraram grande empolgação, curiosidade e participação ativa. O tema despertou interesse imediato, tornando a aula mais dinâmica e favorecendo interações espontâneas. Durante a realização desse Projeto tivemos inúmeras vivências diferenciadas que nos possibilitaram aprofundar nossos conhecimentos. Este projeto é um exemplo de como é possível festejar a conexão entre o campo e a cidade. Ao aprenderem sobre os 100 anos da Cooperativa Frísia, as crianças compreendem a origem dos produtos e a importância da cooperação para o desenvolvimento local.
Exploramos os conceitos relatados no vídeo e o ambiente virtual para ampliar o acesso dos alunos aos conteúdo disponível. O uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem disponibilizado pelo Projeto Vamos Ler amplia as possibilidades pedagógicas ao proporcionar um espaço interativo e acessível onde os estudantes podem explorar conteúdos complementares à leitura da HQ “Isa e os Exploradores do Agro”. Esse ambiente fortalece o vínculo entre leitura, tecnologia e investigação, permitindo que cada estudante avance no seu ritmo, revisite conteúdos e desenvolva competências digitais essenciais para a formação contemporânea.
Durante a realização desse projeto ganhamos do senhor Jean Andrusko do departamento Ambiental da Frísia as revistas em quadrinhos. Fomos explorar então a HQ em sua forma física. Durante essa atividade pudemos notar o grande entusiasmo e curiosidade. O manuseio do material impresso tornou a leitura mais concreta e envolvente, permitindo que observassem de perto as ilustrações, cores e detalhes gráficos, elementos que contribuíram para aumentar o interesse e a participação. Muitos estudantes demonstraram empolgação ao explorar cada página, comentando entre si sobre os personagens, as situações vividas nas aulas do Projeto, nas saídas de campo e as novidades do agro apresentadas na narrativa. Essa experiência reforçou a importância do contato direto com materiais impressos, fortalecendo o hábito da leitura e ampliando o engajamento nas atividades propostas.
Ao final das leituras e discussões, as crianças fizeram diversas considerações sobre a importância do Agro em suas vidas e na sociedade. Elas reconheceram que o agronegócio é essencial para a produção dos alimentos que chegam à mesa, destacando também o papel da tecnologia, do cuidado com o meio ambiente e do trabalho dos profissionais do campo. Muitos alunos comentaram que não tinham noção da quantidade de etapas envolvidas na produção dos alimentos e se mostraram surpresos com a variedade de atividades presentes no agro. As falas espontâneas revelaram uma compreensão ampliada sobre a relevância desse setor para o país e uma valorização maior do trabalho realizado no campo.
Para encerrarmos esse momento os alunos escreveram suas frases sobre o Agro, que vão fazer parte do nosso vídeo de encerramento. Resolvemos fazer o vídeo com a poesia inicial do nosso livro de colorir Coop. Color, e acrescentar nossas frases sobre o Agro.
A participação da turma no projeto desenvolvido em parceria com a Frísia e com o Projeto Vamos Ler foi extremamente significativa para o processo de aprendizagem. Enquanto a Frísia proporcionou conteúdos atualizados sobre o agronegócio, sustentabilidade e tecnologia, tão próximos da nossa realidade, o Projeto Vamos Ler ampliou o acesso dos alunos à leitura qualificada por meio de materiais pedagógicos, reportagens e recursos digitais. Essa união entre o setor produtivo e um projeto educacional consolidado trouxe uma vivência completa às crianças, permitindo que elas compreendessem a importância do agro para a sociedade ao mesmo tempo em que desenvolveram habilidades de leitura, interpretação e pensamento crítico. A colaboração entre essas duas instituições tornou o projeto mais rico, dinâmico e conectado à realidade dos estudantes, fortalecendo a formação cidadã e o interesse pela temática.
Encerramos esse relato agradecendo imensamente pela oportunidade de participar e desenvolver atividades com os projetos da Frísia e do Vamos Ler. Essas parcerias enriqueceram significativamente o nosso processo de aprendizagem, durante esse ano. A colaboração com essas instituições fortaleceu o vínculo entre escola e comunidade, valorizou o trabalho pedagógico e proporcionou vivências que certamente marcarão a trajetória escolar dos estudantes.



.jpeg)







.jpeg)
Comentários
Postar um comentário