VISITA AO PARQUE HISTÓRICO DE CARAMBEÍ
Professora Mafalda Fernandes Marcondes, 5º Ano C. Escola municipal Professora Fátima Augusta Bosa.
Nesse momento os alunos do 5º Ano C participaram de uma saída de campo ao Museu do Parque Histórico de Carambeí. A atividade teve como principal objetivo enriquecer nosso conhecimento sobre a história da imigração holandesa na região e a fundação da Cooperativa Frísia. A visita também nos proporcionou a oportunidade de entender como a cultura rural moldou a vida e a arte local, e aprofundar os conceitos aprendidos no vídeo "Vamos Ler e Frísia detalham o que é uma cooperativa".
A visita foi organizada em torno de uma abordagem educativa e artística, conectando a história e a cultura local ao currículo de Arte. Os estudantes puderam observar a arquitetura, os objetos e as paisagens que remetem ao cotidiano dos imigrantes, o que serviu de inspiração para futuras atividades em sala de aula.
A visita proporcionou uma compreensão clara da interdependência entre a chegada dos imigrantes holandeses e o desenvolvimento do município de Carambeí. A história dos pioneiros mostra que, mesmo diante de dificuldades, a união e a organização foram fundamentais. A fundação da Cooperativa Frísia não foi apenas um evento econômico, mas a base que sustentou a comunidade, permitindo que os produtores rurais fortalecessem o seu trabalho e, assim, construíssem uma nova cidade.
A prosperidade que começou no campo, através da produção leiteira e do cooperativismo, gerou crescimento econômico e social que se refletiu em todo o município. A cidade de Carambeí é um exemplo vivo de como a conexão entre o campo e a cidade pode dar certo. O trabalho rural bem-sucedido e o desenvolvimento da cooperativa foram os motores que impulsionaram a emancipação política de Carambeí, transformando uma colônia agrícola em um município próspero e organizado.
Pudemos observar na vila reconstruída com as réplicas das casas dos colonos a Arquitetura e Cenários: A imersão em um ambiente que reproduz o estilo das casas e construções holandesas permitiu que os alunos visualizassem e compreendessem melhor a cultura e o modo de vida daquela época. Eles puderam explorar a "vila holandesa", a igreja e a escola do início de Carambeí.
A equipe do museu conduziu uma narrativa envolvente, explicando como os primeiros imigrantes se estabeleceram e superaram os desafios iniciais. A história da formação da Cooperativa Frísia como um pilar de união e desenvolvimento para a comunidade foi apresentada de forma acessível.
Durante e após a visita, os alunos foram incentivados a observar detalhes, cores, formas e texturas presentes no ambiente. Surgiu então a ideia de criar um livro com o resumo dos cem anos da Cooperativa Frísia. Esse livro será um livro de colorir aproveitando a onda do “Bobie Goods” nosso objetivo é que os alunos se divirtam, usem a sua imaginação e "comecem" a conhecer essa linda história de um jeito leve e divertido.
A visita ao Museu do Parque Histórico de Carambeí se mostrou uma experiência valiosa, que proporcionou um aprendizado concreto e significativo. Os alunos demonstraram grande interesse e curiosidade, participando ativamente e fazendo perguntas. A atividade cumpriu seu propósito de integrar o conteúdo de história e cultura com a expressividade artística.
Nesse momento os alunos do 5º Ano C participaram de uma saída de campo ao Museu do Parque Histórico de Carambeí. A atividade teve como principal objetivo enriquecer nosso conhecimento sobre a história da imigração holandesa na região e a fundação da Cooperativa Frísia. A visita também nos proporcionou a oportunidade de entender como a cultura rural moldou a vida e a arte local, e aprofundar os conceitos aprendidos no vídeo "Vamos Ler e Frísia detalham o que é uma cooperativa".
A visita foi organizada em torno de uma abordagem educativa e artística, conectando a história e a cultura local ao currículo de Arte. Os estudantes puderam observar a arquitetura, os objetos e as paisagens que remetem ao cotidiano dos imigrantes, o que serviu de inspiração para futuras atividades em sala de aula.
A visita proporcionou uma compreensão clara da interdependência entre a chegada dos imigrantes holandeses e o desenvolvimento do município de Carambeí. A história dos pioneiros mostra que, mesmo diante de dificuldades, a união e a organização foram fundamentais. A fundação da Cooperativa Frísia não foi apenas um evento econômico, mas a base que sustentou a comunidade, permitindo que os produtores rurais fortalecessem o seu trabalho e, assim, construíssem uma nova cidade.
A prosperidade que começou no campo, através da produção leiteira e do cooperativismo, gerou crescimento econômico e social que se refletiu em todo o município. A cidade de Carambeí é um exemplo vivo de como a conexão entre o campo e a cidade pode dar certo. O trabalho rural bem-sucedido e o desenvolvimento da cooperativa foram os motores que impulsionaram a emancipação política de Carambeí, transformando uma colônia agrícola em um município próspero e organizado.
Pudemos observar na vila reconstruída com as réplicas das casas dos colonos a Arquitetura e Cenários: A imersão em um ambiente que reproduz o estilo das casas e construções holandesas permitiu que os alunos visualizassem e compreendessem melhor a cultura e o modo de vida daquela época. Eles puderam explorar a "vila holandesa", a igreja e a escola do início de Carambeí.
A equipe do museu conduziu uma narrativa envolvente, explicando como os primeiros imigrantes se estabeleceram e superaram os desafios iniciais. A história da formação da Cooperativa Frísia como um pilar de união e desenvolvimento para a comunidade foi apresentada de forma acessível.
Durante e após a visita, os alunos foram incentivados a observar detalhes, cores, formas e texturas presentes no ambiente. Surgiu então a ideia de criar um livro com o resumo dos cem anos da Cooperativa Frísia. Esse livro será um livro de colorir aproveitando a onda do “Bobie Goods” nosso objetivo é que os alunos se divirtam, usem a sua imaginação e "comecem" a conhecer essa linda história de um jeito leve e divertido.
A visita ao Museu do Parque Histórico de Carambeí se mostrou uma experiência valiosa, que proporcionou um aprendizado concreto e significativo. Os alunos demonstraram grande interesse e curiosidade, participando ativamente e fazendo perguntas. A atividade cumpriu seu propósito de integrar o conteúdo de história e cultura com a expressividade artística.
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