O Tema trabalhado foi “Meu Animalzinho na Escola”
AUTORA
Professora Célia Goulart Oleinih, 5º ano C
No nosso dia a dia temos visto que, tanto ao nosso redor como nas redes sociais, tem aumentado os casos de abandono e maus-tratos com os animais.
Buscando conscientizar os alunos sobre a importância dos cuidados com os animais, a professora Célia Goulart Oleinih propôs o tema “Meu Animalzinho na escola”, que foi trabalhado com sua turma do 5º ano c, da Escola Municipal Fátima Augusta Bosa.
Após conversa e debates com a turma sobre a realidade dos animais na comunidade, os alunos foram convidados a trazer seu animalzinho e familiar responsável na escola.
Os familiares que tivessem um animal mansinho, sociável e que também tivesse disponibilidade de tempo, traria então esse animal na escola.
O resultado foi muito gratificante, pois vários pais ou responsáveis se colocaram à disposição e compareceram na escola trazendo seu animal pra sala de aula.
Os alunos aguardaram esses momentos ansiosos. Foram dias muito especiais e inesquecíveis para eles.
Fizeram perguntas como: o nome do animal, o que ele come, quanto pesa, raça, o que mais gosta e o que não gosta de fazer, se foi comprado, ganho de presente ou encontrado abandonado, etc.
A partir daí foram trabalhadas várias atividades em sala de aula, como debates, pesquisas, produções e interpretações de textos, representações dos textos com desenhos entre outras.
O trabalho realizado foi de grande valia e possibilitou uma importante reflexão: Se cada um de nós fizer nossa parte, podemos contribuir para um mundo melhor para os animais e para as futuras gerações.
Professora Célia Goulart Oleinih, 5º ano C
No nosso dia a dia temos visto que, tanto ao nosso redor como nas redes sociais, tem aumentado os casos de abandono e maus-tratos com os animais.
Buscando conscientizar os alunos sobre a importância dos cuidados com os animais, a professora Célia Goulart Oleinih propôs o tema “Meu Animalzinho na escola”, que foi trabalhado com sua turma do 5º ano c, da Escola Municipal Fátima Augusta Bosa.
Após conversa e debates com a turma sobre a realidade dos animais na comunidade, os alunos foram convidados a trazer seu animalzinho e familiar responsável na escola.
Os familiares que tivessem um animal mansinho, sociável e que também tivesse disponibilidade de tempo, traria então esse animal na escola.
O resultado foi muito gratificante, pois vários pais ou responsáveis se colocaram à disposição e compareceram na escola trazendo seu animal pra sala de aula.
Os alunos aguardaram esses momentos ansiosos. Foram dias muito especiais e inesquecíveis para eles.
Fizeram perguntas como: o nome do animal, o que ele come, quanto pesa, raça, o que mais gosta e o que não gosta de fazer, se foi comprado, ganho de presente ou encontrado abandonado, etc.
A partir daí foram trabalhadas várias atividades em sala de aula, como debates, pesquisas, produções e interpretações de textos, representações dos textos com desenhos entre outras.
O trabalho realizado foi de grande valia e possibilitou uma importante reflexão: Se cada um de nós fizer nossa parte, podemos contribuir para um mundo melhor para os animais e para as futuras gerações.
Comentários
Postar um comentário