Het Dorp - Plantação de Lavandas

AUTORA
Professora Mafalda Fernandes Marcondes, 5º ano A

A arte está intimamente ligada à história e à evolução do ser humano, sempre foi vista como instrumento de reflexão e transformação da nossa maneira de pensar e entender o mundo. Durante essa saída de campo ao Lavandário nosso objetivo foi ampliar os horizontes dos alunos e desenvolver habilidades interculturais propiciando através dessa aprendizagem que os alunos alcancem novos patamares de expressão e desenvolvimento do seu pleno potencial criativo.

Durante todo nosso projeto temos trabalhado com a vida das Abelhas, fomos conhecer um pouco mais sobre esse lindo local, cujos proprietários estão investindo no Turismo Ecológico, adotando práticas sustentáveis na fabricação de produtos a base da lavanda e produção de queijos artesanais. O turismo ecológico tem se mostrado uma ferramenta preciosa para a construção de conceitos relacionados ao meio ambiente. Em uma saída de campo como essa pudemos acessar informações e curiosidades sobre a lavanda e a natureza. Houve uma profunda integração entre os alunos e o ambiente através da educação. A propriedade está localizada em nosso município e está inserida na escarpa devoniana.

Como a lavanda é uma planta que atrai abelhas pudemos entrar em contato com os preciosos insetos que são nosso objeto de estudos. Fomos recepcionados por Lucas Los que nos acompanhou e apresentou todo o trabalho feito com as lavandas. Nos contou sobre todo o processo extração do óleo da lavanda e suas propriedades. Pudemos sentir as fragrâncias das espécies de lavandas existentes na propriedade, e ver os produtos fabricados a base dessas fragrâncias

Também conhecemos a queijaria onde são fabricados queijos artesanais tradicionais de sua família. Conhecemos a loja dos produtos feitos à base de lavanda, ouvimos uma linda música tocada por Lucas no violino.

Foi um momento riquíssimo onde os alunos puderam vivenciar o conceito de sustentabilidade que temos construído durante nosso projeto. Eles fotografaram muito, nos canteiros de lavandas foi possível que visualizassem as abelhas voando livremente. Foi um momento de rara beleza e encanto, onde os alunos puderam experimentar novas oportunidades de aprendizagens e voltaram para a escola cheios de novas impressões e conhecimento.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênero Poema/Poesia - Bailarina

Projeto alimentação e saúde