ABELH’ ARTE - Aprendendo com a vida das abelhas a colorir a vida.

AUTORA
Professora Mafalda Fernandes Marcondes, 5º ano A

No dia 05 de julho foi o momento de aprofundarmos nosso conhecimento sobre outra linguagem da Arte, o Teatro, mais precisamente o teatro de bonecos e fantoches. O espaço teatral se dá pelas ações desenvolvidas nele, as quais são construídas por aqueles que participam da encenação. Dessa forma seja no palco, seja na rua, a arte do teatro pode acontecer, descontruindo a ideia de que uma apresentação teatral acontece apenas no “Teatro”.

O teatro juntamente com outras manifestações artísticas fazem parte da história da humanidade desde a Pré- história. O teatro de bonecos talvez seja mais velho do que o próprio teatro com atores, nele, em vez de pessoas interpretando personagens, quem conta a história são bonecos controlados com as mãos. Registros dessa forma de expressão artística datam de 422 a.C.

Os bonecos de barro sem movimentação foram desenvolvidos e depois passaram a movimentar-se com a cabeça e os membros. O teatro de bonecos tem um papel significativo na história das civilizações. Em 1958 aconteceu, no Rio de Janeiro, o primeiro festival de teatro de bonecos de que se tem notícia.

O teatro de Bonecos ganha existência por meio do movimento das mãos do ator que o manipula, narra as histórias e transcende a realidade, metamorfoseando o real em momentos de magia e sedução. Mas ele também tem um alto potencial educativo, podendo se converter em poderoso instrumento nas mãos de um bom educador. Para nos falar mais sobre o Teatro de bonecos recebemos em nossa sala a arte educadora “Tia Eli e seus bonecos”.

Como o foco do trabalho da Tia Eli são as crianças e seus temas estão entre valores humanos, éticos, de respeito ao meio ambiente pautados pelos princípios cristãos, sua presença foi muito pertinente e agregou valor ao desenvolvimento do nosso projeto.

As crianças puderam ver de perto os bonecos, perceber os materiais com que são fabricados, notar as diferenças entre os tipos de bonecos e fantoches. Também compreenderam melhor o processo da criação de cada personagem, como é criada uma história de vida para cada boneco que contém uma personalidade específica com características bem definidas.

Poder manipular os fantoches, cantar, rir e se divertir foi possível durante essa aula. A tia Eli também passou para os alunos algumas dicas sobre a manipulação dos fantoches e eles fizeram um pequeno treino, divertido. Nossas questões ambientais não foram deixadas de lado, pois a Tia Eli, tem a Vovó Julia, uma linda boneca de cabelos grisalhos e óculos que nos visitou e contou como era sua vida quando crianças e como a natureza era valorizada e a alimentação era mais natural e saudável. A vovó também nos contou sobre a importância das abelhas e que elas são defensivas portanto não devemos ter medo delas.

Entrar no mundo da imaginação do teatro e ainda refletir sobre os temas ambientais e de sustentabilidade foram algumas das experiências desse momento em sala.

Queremos aproveitar para agradecer a prontidão e alegria com que a Tia Eli atendeu nosso pedido e veio para compartilhar conosco um pouco de seu conhecimento e de sua alma de artista.































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênero Poema/Poesia - Bailarina

A Democracia e a nossa organização política! – 62ª Videoaula