Dia dos Pais

AUTORA
Professora Mafalda Fernandes Marcondes, 5º ano C

É de domínio popular a expressão “Tal Pai, tal filho”, que nos remete ao poder do exemplo e ensino dado pelos Pais. Em tempos de pandemia mas do que em qualquer outra época, percebemos que o melhor caminho para a formação de nossos filhos é ensiná-los a educar suas emoções. Com o mesmo empenho que nos dedicamos ao bem-estar físico de nossas crianças, é preciso pensar em seu bem-estar emocional.

A escola não está fora da necessidade desse trabalho com as emoções, em um contexto totalmente diferente, com turmas reduzidas, o distanciamento e demais cuidados necessários para reduzir a propagação do vírus, não podemos relegar a segundo plano a oportunidade dos nossos alunos se expressarem e aprenderem a lidar com suas emoções. No componente curricular de Arte o ambiente é propicio para o desenvolvimento das linguagens.
 
No início do mês de agosto trabalhamos com nossos alunos O Dia dos Pais. No Brasil as primeiras comemorações do Dia dos Pais datam do início da década de 1950. Em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bherinh preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Na ocasião, foram premiados um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por último, um pai com 98 anos.
 
Várias entidades da imprensa reuniram-se para promover o evento, o que causou grande repercussão. Após a realização do concurso, o Dia dos Pais no Brasil passou a ser comemorado no segundo domingo do mês agosto, como permanece até hoje.

A presença sempre ativa e constante do pai pode ajudar as crianças a se sentirem seguras ao expandirem suas experiências pelo mundo. É comum que o pai desafie a criança a ultrapassar seus limites quando ensina o filho a andar de bicicleta, por exemplo. Mesmo tendo presente em nossas salas de aula diversas realidades de estruturas familiares, os alunos tiveram oportunidade de se expressar, e conversar com os colegas sobre sua família. Puderam exercitar a atitude de escuta e a colocar-se no lugar do outro (empatia).

Os alunos exercitaram suas habilidades de expressão através do desenho do rosto de seus pais ou da figura paterna que escolheram. Tivemos ótimos momentos de interação que resultaram em trabalhos lindos.

A escola também preparou uma homenagem artística para os Pais, que foram até a escola durante a semana. O painel de homenagem foi confeccionado para homenageá-los com muito carinho no ambiente escolar.







































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