Alunos do 5º. Ano da Escola Fátima Augusta Bosa desenvolvem atividades afim de comemorar o dia do imigrante e as festas juninas

AUTORA
Professora Mafalda Fernandes Marcondes, 5º ano C

Antes do recesso escolar neste mês de junho foi desenvolvido o projeto de Arte pela professora Mafalda Marcondes, sobre o pintor italo- brasileiro Alfredo Volpi, com objetos de comemorar o dia do imigrante 25 de junho e as tão esperadas festas juninas.

Alfredo Volpi

Alfredo Foguebecca Volpi ​​​​​​(1896-1988) foi um pintor ítalo-brasileiro considerado um dos mais destacados pintores da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira. Suas pinturas são caracterizadas por casarios e bandeirinhas coloridas.

Alfredo Volpi nasceu em Lucca, Itália, no dia 14 de abril de 1896. Em 1897, sua família emigrou para o Brasil e fixou residência na região do Ipiranga, em São Paulo, onde estabeleceu um pequeno comércio.

Início da carreira

Volpi foi aluno da Escola Profissional Masculina do Brás. Em 1911, começou a aprender a pintar frisos, painéis e murais nas paredes das mansões das famílias da alta sociedade paulistana.

Nessa mesma época, começou a pintar sobre madeira e tela.

A divulgação do trabalho

Em 1925, Volpi participou pela primeira vez de uma mostra coletiva no Palácio das Indústrias de São Paulo.

Influenciado pela arte italiana da década de 1920, realizou paisagens de cunho realista, pintando vistas dos bairros pobres da capital paulista ou de cidades do interior de Santos.

Suas telas apresentam grande sensibilidade para a luz e sutileza no uso das cores, sendo por isso comparado aos impressionistas. São dessa época: Paisagem com Carro de Boi e Casinha de Mogi das Cruzes.

A ida para a Europa

Em 1950, viaja pela primeira vez para a Europa, onde passou quase seis meses.

A partir dessa década, a obra de Volpi começa gradativamente a caminhar para a abstração.

O abstracionismo geométrico

Ainda na década de 50, a pintura de Volpi entrou na fase do abstracionismo geométrico.

Ele pintou diversas séries denominadas: Bandeirinhas, Fachadas e Ampulhetas.

A pintura de Volpi passa a ser a linha, a forma e a cor.

Características da pintura de Alfredo Volpi

Ao longo de sua carreira, Alfredo Volpi passou por várias fases, recebeu influência de pintores clássicos e impressionistas, criou sua própria linguagem, evoluindo das representações de cenas da natureza para representações dominadas pelas cores e pelo seu estilo próprio representando o abstrato e geométrico.

Os seus mais importantes registros desse estilo são seus casarios e bandeirinhas coloridas, sua marca registrada, sendo chamado de "mestre das bandeirinhas."

O pintor não fazia uso de tintas industriais, produzia suas próprias tintas, onde diluía verniz, clara de ovo e pigmentos naturais, como terra, ferro, óxidos etc.

Dia do Imigrante

Estamos no aproximando do mês de junho, mês onde são comemoradas as Festas juninas e também o Dia do Imigrante: 25 de Junho.

O Dia do Imigrante é comemorado em 25 de junho no Brasil.

Esta data foi criada para homenagear as pessoas, que deixam para trás amigos e família em outros países para buscar melhores condições de vida, além de colaborarem para o crescimento do país que se destinam. O Brasil é um país formado e construído por várias diferentes nacionalidades, que imigraram de seus países com o sonho de obter melhores condições de vida em terras brasileiras.

Nossa cidade também teve a participação dos imigrantes na sua formação, basicamente os holandeses, portugueses, italianos, alemães e foram os primeiros habitantes de Carambeí.

Estudaremos nas próximas aulas a vida e obra de um imigrante italiano que veio para o Brasil ainda muito pequeno, Alfredo Volpi.

ALFREDO VOLPI O PINTOR DAS BANDEIRINHAS

Alfredo Volpi foi artista plástico ítalo-brasileiro (nascido na Itália veio para o Brasil com 1 ano de idade). É considerado um dos principais artistas da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira. Ganhou destaque com pinturas representando casarios e bandeirinhas de festas juninas (sua marca registrada).

Alfredo Volpi nasceu na cidade de Lucca (Itália) em 14 de abril de 1896 e morreu na cidade de São Paulo (Brasil) em 28 de maio de 1988.

Realizações:

- Trabalhou como pintor decorador de residências de famílias da alta sociedade paulistana, fazendo pinturas em paredes e murais;

- Ganhou o prêmio de melhor pintor nacional na Bienal de Artes de 1953;

- Fez afrescos na Capela São Pedro de Monte Alegre

- Participou da 1ª Exposição de Arte Concreta em 1956.

Estética

- Explorou as formas e composição de cores com grande impacto visual.

- Nos anos 50 enveredou para o campo do abstracionismo geométrico. Foi neste período que começou a retratar bandeirinhas de festas juninas. Ficou conhecido como artista das Bandeirinhas.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênero Poema/Poesia - Bailarina

Projeto alimentação e saúde