Explorando o conceito de cooperativa com o vídeo "Vamos Ler e Frísia detalham o que é uma cooperativa"
Professora Mafalda Fernandes Marcondes, 5º Ano C. Escola municipal Professora Fátima Augusta Bosa.
A aula foi iniciada com uma breve conversa para relembrar os conhecimentos dos alunos sobre o tema. Aproveitamos o momento para destacar a importância da Cooperativa Frísia em nosso município, que este ano está celebrando 100 anos de história, um marco que demonstra a força e a longevidade do cooperativismo em nossa região.
Em seguida, assistimos ao vídeo do Projeto "Vamos Ler" em parceria com a Frísia. Após o vídeo, abri espaço para uma rodada de perguntas e comentários. A discussão foi bastante rica e produtiva. Refletimos sobre alguns questionamentos:
"Como uma cooperativa ajuda os seus membros?"
"Qual a diferença entre uma cooperativa e uma empresa normal?"
"Se uma pessoa entra na cooperativa, ela vira 'dona'?"
As pessoas são obrigadas a fazer parte de uma cooperativa?
Com base nas perguntas, aprofundamos a discussão sobre os valores do cooperativismo, como a ajuda mútua, a democracia (todos têm voz e voto) e a igualdade. Expliquei que, em uma cooperativa, o foco não é apenas o lucro, mas o bem-estar e o desenvolvimento de todos os membros. Usei exemplos do cotidiano para ilustrar a ideia de união e benefício comum, como num time, a cooperativa funciona com o visando alcançar os objetivos do grupo.
A atividade foi um sucesso. Os alunos do 5º Ano C demonstraram uma excelente capacidade de assimilar um conceito complexo de forma simples. O vídeo serviu como um ponto de partida eficaz, e a discussão em sala de aula consolidou o aprendizado. Eles foram capazes de:
Definir o que é uma cooperativa em suas próprias palavras.
Identificar a principal diferença entre uma cooperativa e uma empresa tradicional.
Compreender que a cooperação e a ajuda mútua são os pilares desse modelo.
A atividade não apenas transmitiu conhecimento, mas também promoveu valores importantes de convivência e trabalho em equipe. A turma mostrou-se entusiasmada com o tema, o que abre portas para futuras atividades sobre educação financeira e cidadania.
Como atividade para essa unidade preparamos um vídeo com um resumo dos conceitos aprendidos.
A aula foi iniciada com uma breve conversa para relembrar os conhecimentos dos alunos sobre o tema. Aproveitamos o momento para destacar a importância da Cooperativa Frísia em nosso município, que este ano está celebrando 100 anos de história, um marco que demonstra a força e a longevidade do cooperativismo em nossa região.
Em seguida, assistimos ao vídeo do Projeto "Vamos Ler" em parceria com a Frísia. Após o vídeo, abri espaço para uma rodada de perguntas e comentários. A discussão foi bastante rica e produtiva. Refletimos sobre alguns questionamentos:
"Como uma cooperativa ajuda os seus membros?"
"Qual a diferença entre uma cooperativa e uma empresa normal?"
"Se uma pessoa entra na cooperativa, ela vira 'dona'?"
As pessoas são obrigadas a fazer parte de uma cooperativa?
Com base nas perguntas, aprofundamos a discussão sobre os valores do cooperativismo, como a ajuda mútua, a democracia (todos têm voz e voto) e a igualdade. Expliquei que, em uma cooperativa, o foco não é apenas o lucro, mas o bem-estar e o desenvolvimento de todos os membros. Usei exemplos do cotidiano para ilustrar a ideia de união e benefício comum, como num time, a cooperativa funciona com o visando alcançar os objetivos do grupo.
A atividade foi um sucesso. Os alunos do 5º Ano C demonstraram uma excelente capacidade de assimilar um conceito complexo de forma simples. O vídeo serviu como um ponto de partida eficaz, e a discussão em sala de aula consolidou o aprendizado. Eles foram capazes de:
Definir o que é uma cooperativa em suas próprias palavras.
Identificar a principal diferença entre uma cooperativa e uma empresa tradicional.
Compreender que a cooperação e a ajuda mútua são os pilares desse modelo.
A atividade não apenas transmitiu conhecimento, mas também promoveu valores importantes de convivência e trabalho em equipe. A turma mostrou-se entusiasmada com o tema, o que abre portas para futuras atividades sobre educação financeira e cidadania.
Como atividade para essa unidade preparamos um vídeo com um resumo dos conceitos aprendidos.
Comentários
Postar um comentário