Avaliação de ciências na prática fungos ou fermento biológico ?

AUTORA
Professora Maderli Apª Ferreira Santos, 4º ano C

Aula interdisciplinar matemática, ciências e portugues

Professora Maderli Ap Ferreira Santos 4 ano C da Escola Fátima Augusta Nossa , nesse trimestre na disciplina de ciências estudamos sobre fungos e bactérias , com aulas expositivas e experiências práticas de observação .

Cada criança montou uma experiência que contava com uma garrafa pet cortada e dentro tinha terra , cascas de frutas , um plástico e um metal , ficou exposto na escola durante um mês , onde os alunos conseguiram observar a decomposição das cascas e a formação dos fungos no processo da decomposição .

E no momento de montar a avaliação foi escolhido pela classe entre criar perguntas sobre o processo da fermentação e decomposição ou relatar e observar a fermentação do fermento biológico , em votação unânime os alunos escolheram a experiência e observação .

Então no dia 25/10/2022

Cada aluno trouxe um fermento biológico de casa , aqui contamos com o envolvimento dos pais que sempre ajudam fielmente enviando os materiais necessários .

Para a experiência foram necessários , fermento biológico , açúcar , água morna , copos transparentes e colheres .

Foi organizada a sala em duplas onde cada aluno observou a sua experiência e a de seu amigo , foi um momento de troca e conhecimento.

Anotaram na folha tudo o que perceberam na atividade , descrevendo os detalhes e também desenharam a experiência .

A sala ficou com cheirinho de pão , e a observação permitiu entender na prática que os fungos são úteis para muitos processos na indústria alimentícia , também foi montado durante a aula um gráfico com a escolha das marcas escolhidas pelos pais .

Nesse momento também foi explorado as informações da embalagem , como data de fabricação e validade , unidade de medida , ingredientes , a questão sobre os produtos alérgicos a lei que obrigada as empresas a descrever sobre os componentes do produto.

E também caso o produto não reaja com o seu propósito , falamos sobre o número do SAC , número e site que constam na embalagem , onde podemos reclamar e solicitar a troca do produto adquirido .







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênero Poema/Poesia - Bailarina

Projeto alimentação e saúde