Engenheiro Ambiental Jean Cesar Andrusko

AUTORA
Professora Mafalda Fernandes Marcondes, 5º ano A

Recebemos para conversar conosco o Sr. Jean Cesar Andrusko, da Frisia, Engenheiro Ambiental que no momento ocupa o cargo de Analista Ambiental, e desenvolve as atividades de : Assistência técnica nas propriedades rurais de cooperados preparando-as para certificações agrícolas de sustentabilidade (CRS, RTRS e SAI Plataform). Licenciamento ambiental das atividades industriais, florestais, agrícolas, suinocultura e bovinocultura de leite, controle e monitoramento de indicadores ambientais, gerenciamento de resíduos industriais, logística reversa, auditorias Internas e externas em terceiros, palestras, treinamentos.

A palestra foi muito atrativa pois são assuntos que são discutidos sempre em sala, o palestrante trouxe exemplos práticos de como desenvolve seu trabalho na área ambiental. Além da apresentação dos slaids trouxe mudas de Araçá, árvores nativas da região para que os alunos levassem para plantar em casa. As questões ambientais despertam empatia nas crianças, moramos em uma cidade pequena muito próxima da vida rural. Segundo Morin “O novo paradigma busca a conjunção, a valorização do contexto e do sentido, a inclusão, a aceitação da diversidade, ou seja, a reaproximação das partes no todo.”

As questões ambientais permeiam as práticas escolares, buscando superar o modelo conservador e linear abrindo para que sejam feitas conexões que ampliem a visão de mundo do aluno. No paradigma da complexidade destacam-se aspectos que contemplem a visão complexa, holística e ecológica.



Jean nos trouxe a oportunidade de visualizar todo o processo de produção de leite e suínos que estão ligados a muitas famílias de nossos alunos. Como a produção de bens gera resíduos e esses resíduos devem ser cuidados para não degradar o meio ambiente. Muitos alunos ficaram surpresos ao ver todo o trabalho envolvido no tratamento desses resíduos para minimizar os impactos ambientais. Se surpreenderam quando o palestrante falou que o maior problema da empresa é convencer os produtores a mudarem de ideia e adotarem práticas mais sustentáveis que degradem menos o ambiente.

Pudemos debater na prática a questão de que “A humanidade se encontra frente ao desafio de oferecer qualidade de vida à população sem desestabilizar os processos planetários críticos.” Como a construção da aprendizagem precisa passar pela experimentação para ser significativa, essa atividade gerou desafios de quais as ações possíveis para uma melhor utilização dos recursos da natureza. Discutimos nossas atitudes e como podemos ser mais racionais com o uso dos recursos naturais em nosso dia a dia.

Os alunos além da muda de árvore receberam de Jean um funil e um desafio, armazenar o óleo de cozinha e trazer para a escola que é ponto de coleta. Dessa maneira nos comprometemos um pouco mais com o meio ambiente, e nos posicionamos na execução da prática de reciclar o óleo de cozinha que é tão prejudicial ao meio ambiente.

Gostaríamos de agradecer ao senhor Jean Cesar Andrusko que tão prontamente atendeu nosso pedido.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênero Poema/Poesia - Bailarina

A Democracia e a nossa organização política! – 62ª Videoaula