ABELH’ ARTE - Aprendendo com a vida das abelhas a colorir a vida

AUTORA
Professora Mafalda Fernandes Marcondes, 5º ano A

Com a aproximação do Dia Mundial das Abelhas que é comemorado no dia 20 de maio fomos procurar conhecer mais sobra a vida das abelhas. A função principal das abelhas é a polinização. O papel das abelhas nesse processo é crucial, isso significa que sem as abelhas muitos dos frutos silvestres não existiriam. O desaparecimento das abelhas possivelmente ocasionaria enormes dificuldades em produzir comida para toda a população do mundo.

Estudamos durante as aulas sobre o funcionamento da colmeia, a anatomia das abelhas e o ciclo do mel. Descobrimos também algumas curiosidades sobre elas, como os alunos também haviam pesquisado sobre o tema as aulas foram muito interessantes.

Houve muita empolgação quando fomos descobrir mais sobre as cores das abelhas, uma vez que nosso foco é na Arte. O mundo abriga estimadas 20 mil espécies de abelhas, e parte delas está sendo estudada e monitorada por institutos científicos de proteção ambiental.

O estudo identificou uma ampla variedade de espécies: algumas têm coloração azulada ou esverdeada, outras não têm as típicas listras; algumas são do tamanho de marimbondos, mas outras são tão pequenas quanto um grão de arroz.

Seres extremamente complexos e sofisticados, as abelhas desempenham importantes papéis no ecossistema, incluindo a polinização: calcula-se que 75% das colheitas globais sejam polinizadas pelo inseto.

Os alunos produziram desenhos à partir do que foi estudado durante as aulas, e esses desenhos foram colocados em exposição no Paço Municipal, para serem apreciados pela população. Houve grande empenho e animação durante a produção dos trabalhos.


Ana Carolina Rodrigues

Ana Julia

Bianca

Ilana Lopes

Samuel

Wagner






Anna Carolina Martins Pereira

Luis Phelipe Martins Pereira 



Letycia Rodrigues Szabo


Wagner Krawczyk de Matos

Ana Carolina Rodrigues Ferreira


Gustavo Marcondes



Ilana Lopes Pedroso


Painel na escola



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênero Poema/Poesia - Bailarina

Projeto alimentação e saúde