Um por um milhão

AUTORA
Coordenadora pedagógica Caroline Aparecida de Oliveira Degraf, 5º ano

A volta às aulas no formato Híbrido incentiva os alunos e comunidade da escola Fátima Augusta Bosa a continuar com atitudes conscientes quando falamos dos cuidados com o meio ambiente.

Há alguns anos nossa escola participa do projeto Atitude Consciente do Sicredi, além de outros projetos afim de conscientizar nossos alunos sobre o destino correto de materiais que podem ser reciclados. Durante a pandemia alguns deles foram suspensos, porém seguindo o protocolo de segurança voltamos com a coleta do óleo de cozinha usado.

A escola tem um coletor do Sicredi, no qual as crianças ou alguém responsável traz o óleo que já foi usado em casa, em uma garrafa pet bem fechada e deposita no coletor. Quando este coletor está cheio um responsável da empresa vem e troca a quantidade de óleo por produtos de limpeza, como: água sanitária, sabão líquido, e outros.

O óleo de cozinha usado, quando é descartado de forma incorreta no solo ou na água, pode causar diversos transtornos como enchentes, produção de gás metano e aumento do efeito estufa. Pesquisas apontam que um litro de óleo pode poluir um milhão de litros de água. Com intuito de evitar consequências tão agressivas ao meio ambiente que compartilhamos com nossos alunos atitudes conscientes. Em 2016 este projeto teve início com uma turma de 5º. ano, com o slogan “Um por um milhão”, porém não teve tanta repercussão, só então em 2019 com parcerias conseguimos colocar o projeto em prática dando significância as nossas ações.

O inicio deste projeto dentro das escolas da rede municipal de Carambeí foi uma iniciativa da coordenadora pedagógica Caroline Aparecida de Oliveira Degraf, no ano de 2019, que em parceria a APMF de cada escola, todas as escolas da região central da cidade receberam um coletor.

É com hábitos saudáveis que conquistamos a evolução da humanidade.

Fotos: Aluna Kyara Correia Spinardi









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênero Poema/Poesia - Bailarina

Projeto alimentação e saúde