A casa

Texto da professora Caroline de Oliveira.

Nossa turma do Infantil V continua estudando as obras de Vinícius de Moraes. Esta semana estudamos a música "A Casa", um clássico lançada em 1980. Existe uma interpretação sobre a canção que que se refere ao ventre da mamãe. E outra Estória do compositor e cantor Toquinho, de que a casa existe de verdade.

A casa de Pueblo, localizada em Punta de Balena no Uruguai, está casa foi construída pelo artista Carlos de la Paez Vilaró; amigo de Vinícius e Toquinho. A canção seria uma homenagem de Vinícius para as filhas de Carlos. 

No entanto exploramos a canção como apreciação de obras brasileiras, desenvolvendo a identidade e vínculo afetivo, refletindo sobre a barriga da mamãe, tipos de moradia, lar e família.

A canção foi cantada pelas crianças apliando o repertório de cantigas infantis, as mesmas realizaram seus vídeos e entrevistas aproveitando os recursos e tecnologias para produzir o próprio conhecimento. Construiram junto da família maquetes da própria casa e posteriormente estaremos organizando um painel com fotos da mamãe grávida para fechar a atividade.

Letra

Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela, não
Porque na casa
Não tinha chão

Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali

Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gênero Poema/Poesia - Bailarina

A Democracia e a nossa organização política! – 62ª Videoaula