7 DE SETEMBRO

AUTORA
Professora Mafalda Fernandes Marcondes, Arte

As datas comemorativas conectam os alunos à história por trás de uma celebração. O significado dessa data deve ser apresentado como uma forma de contribuir para o desenvolvimento social, cultural e emocional das crianças. No mês de setembro temos o dia 7 de setembro que é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, lembramos de um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência de Portugal.

Durante duas semanas no início de setembro trabalhamos para compreender como essa data simboliza um marco de conquista. No componente curricular de Arte, focamos nas cores de nossa Bandeira e o significado que elas representam.

Passamos pela fauna e flora brasileiras riquíssimas, que motivam e inspiram inúmeras manifestações artísticas. Durante as aulas de Arte é fundamental criar uma atmosfera diferente em torno de cada data e ressignificar seu grau de importância através da exploração de diversas linguagens artísticas.

Criar eventos com o envolvimento e a participação de todos é uma excelente maneira de estimular a memória afetiva, criamos então o painel “O Brasil que queremos” composto por desenhos dos alunos representando animais brasileiros.

A escola também participou da Comemoração cívica na Prefeitura Municipal no dia 1º de setembro, onde o painel confeccionado em sala foi parte da apresentação, juntamente com as ilustrações feitas pela professora de Arte para servirem de inspiração nas composições dos alunos.

Os alunos se empenharam ao máximo para a produção do painel o que deu origem a um lindo trabalho que foi apresentado na comemoração cívica e ficou exposto na entrada da escola, trazendo grande satisfação aos alunos artistas participantes desse trabalho.











 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênero Poema/Poesia - Bailarina

A Democracia e a nossa organização política! – 62ª Videoaula