FESTAS JUNINAS - aulas de Arte

AUTORA
Professora Mafalda Fernandes Marcondes, 5º ano C

“Durante o mês de junho e julho nas aulas de Arte, realizamos atividades voltadas a ampliar nosso conhecimento sobre a Festa Junina. Pudemos conhecer um pouco mais sobre a histórias das Festas Juninas, que de acordo com os historiadores, foi trazida de Portugal quando o Brasil ainda era colônia desse país.

Outros povos também influenciaram as nossas festas:

DA FRANÇA - veio a dança marcada que deu origem às danças de quadrilha.

DA CHINA - veio a tradição de soltar fogos de artifícios.

DE PORTUGAL E DA ESPANHA - Teria vindo a dança do pau-de-fitas.

TODOS ESSES ELEMENTOS CULTURAIS DOS AFRO-BRASILEIROS E IMIGRANTES VINDOS DE PORTUGAL, ESPANHA, ITÁLIA E FRANÇA FORAM, COM O PASSAR DO TEMPO, MISTURANDO-SE AOS ASPECTOS CULTURAIS DOS BRASILEIROS, DANDO ORIGEM ÀS FESTAS JUNINAS COMO ELAS SÃO CHAMADAS HOJE EM DIA.

Estudamos alguns símbolos e tradições dessa festa:

CARACTERIZAÇÃO NAS FESTAS JUNINAS

A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Durante as festas juninas no Brasil, são realizadas danças típicas, como as quadrilhas. Também há produção de inúmeras comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque, além de bebidas como o quentão. Outra característica muito comum é a de se vestir de caipira de maneira caricata. Como estamos trabalhando no sistema híbrido tivemos atividades voltadas à essas festas em duas semanas seguidas, onde os alunos vieram caracterizados. Seguindo todos os protocolos de segurança pudemos nos divertir e relembrar os momentos das festas que já havíamos participado.

Várias brincadeiras e comidas típicas entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, a cadeia do amor, os fogos de artifício, a pescaria, o casamento na roça, a dança de fitas, as quadrilhas, entre outras, com o intuito de animar ainda mais a festividade. Após relembrarmos e conhecermos mais sobre as brincadeiras das festas juninas, os alunos fizeram desenhos e tiraram fotos no painel da escola.

Ouvimos e interpretamos a música Quadrilha da Quarentena, disponível no youtube. Fizemos um paralelo das festas antes da pandemia, e como a música trata do assunto trazendo cuidados como: distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. De uma maneira lúdica, agradável e engraçada o grupo traz a cultura das Festas Juninas mas com os cuidados para esse momento de pandemia, pudemos nos divertir e aprender mais sobre essa manifestação cultural presente em nossa região.























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gênero Poema/Poesia - Bailarina

Projeto alimentação e saúde